Conceitos do Misticismo Budista – Três Fatores da Expansão da Consciência

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O misticismo é a expansão da consciência, é ela ir além de si mesmo, isso em todas as religiões e filosofia, como a Yoga também, que considerada o sistema místico hindu.
Quando a mente vai além de si mesmo, ela abrange outras consciências ou até mesmo tudo o que existe, dentro de certos limites de percepção, pois a pessoa não se conscientiza de tudo o que existe, um conhecimento que está muito além da ciência.

1-A Consciência Organizadora de Tudo


Para entendermos o misticismo budista, é importante saber que essa religião fala de uma consciência que organiza tudo o que existe, e esse é um conceito muito igual o que nós temos, nas religiões Ocidentais, de Deus. 
Em outras religiões místicas, a integração com uma consciência que abrange tudo, como o Misticismo Cristão, que é a integração com o próprio Deus, é o foco e a busca.

 

2-A Soma de Todas as Vidas


Para o Budismo existe uma vida que é soma de todas as vidas que existem em toda realidade, em tudo o que existe, e é a integração com essa vida, que vai muito além da nossa, mas que abrange tudo o que existe é a formação da expansão da consciência com tudo o que existe.

 

3-Vacuidade


A Vacuidade é própria experiência que vai além da própria mente, e abrange todas as mentes de tudo o que existe.
Quando chegamos a essa consciência, o que acontece é a expansão, e a expansão significa plenitude.
Abranger ao todo, isso nos faz sentir uma incrível plenitude.
Nos relacionamentos amorosos de verdade, as pessoas se completam, isso é amor.
Quando as pessoas se completam com a Vacuidade, isso também é plenitude e amor.

 

4-O Zen e o Budismo Esotérico


O Zen é todo voltado para a experiência mística, que eles chamam de Kenshô.
O Budismo Esotérico ou Tibetano, também engloba o mesmo conhecimento que o Zen sobre a integração e Vacuidade.
O Zen e a linha esotérica de Budismo tem em seu corpo de ensinamentos, conhecimentos iguais, o que muda é dessas duas escolas, é justamente, as práticas.
O Zen é muito focado na meditação sentada, sem pensar e fazer nada, e no Budismo Esotérico, também tem essa prática, mas existem outras que tem um foco maior, que são cheias de rituais, com mandalas e a suas visualizações, mantras e outros tipos de rituais.
O que o Zen e a escola Esotérica buscam é a nossa integração com o todo.

 

 

Alguns Destaques: